domingo, 29 de junho de 2014

COMPOSTAGEM NA HORTA

  Um projeto que transforma o lixo orgânico em adubo para enriquecer hortas está sendo desenvolvido no Centro Educacional Municipal Dona Lili de Balneário Camboriú, desde 2013. O projeto tem orientação dos professores de ciências e laboratório, Ricardo e Mauricéia sendo direcionado a toda comunidade escolar, especialmente alunos dos sextos anos que são os desenvolvedores das atividades relacionadas.
    Segundo os professores idealizadores, a ideia principal é a conscientização ambiental na separação do lixo e no reaproveitamento do lixo orgânico com a compostagem, bem como o cultivo de legumes, verduras e hortaliças orgânicas, promovendo assim a saúde individual e coletiva de toda a comunidade escolar.

    Para o desenvolvimento do projeto, um canteiro da horta da escola foi transformado em uma grande composteira (local onde é realizado a compostagem). "Essa composteira foi devidamente preparada e é alimentada com lixo orgânico proveniente da cozinha da escola, juntamente com serragem, que é adquirida por doação", explica o professor Ricardo. "Realizando esse processo, os dejetos orgânicos da cozinha que iriam para o aterro sanitário, aos poucos, vão se transformando em adubo que, atualmente, está sendo incorporado na horta, melhorando a qualidade das plantas", relata a professora Mauricéia.

Clique aqui e conheça mais sobre o processo de compostagem e reciclagem do lixo orgânico, através de um vídeo desenvolvido pela Amazon Sat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário